Sociedade Portuguesa de Farmacologia

Captura de ecrã 2024-02-02 003034

Departamento de Ciências Farmacêuticas e do Medicamento
Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

 Department of Pharmaceutical Sciences and Medicines
Faculty of Pharmacy, University of Lisbon

MISSÃO

A Secção de Toxicologia da Sociedade Portuguesa de Farmacologia tem como objetivo principal dinamizar e desenvolver o conhecimento e a investigação em Toxicologia.

  • A Toxicologia é uma ciência que estuda os efeitos adversos induzidos por agentes químicos, físicos e biológicos sobre os organismos vivos e o ecossistema, preocupando-se igualmente com a prevenção e melhoria destes efeitos. Trata-se de uma ciência translacional, multidisciplinar, de cariz mecanístico, com uma forte componente analítica e quantitativa e que integra e relaciona conhecimentos de diversos domínios e áreas científicas.
  • O ensino da Toxicologia, em todos ciclos de estudos, e as diferentes vertentes de investigação fundamental e aplicada desta área revestem-se de especial importância numa época em que as questões de segurança e o risco decorrente da exposição a agentes tóxicos estão na ordem do dia, com todos os desafios associados. Estes são também os desafios desta Secção da SPF.
NOTÍCIAS

Registo Nacional de Toxicologistas Europeus (ERT)

O Registo Europeu de Toxicologistas da EUROTOX é constituído por uma lista de cientistas ou profissionais experientes na área da toxicologia que se destacam por altos padrões de formação, competências, experiência e posição profissional.

Os indivíduos que pretendam ser registados e que se encontrem em conformidade com os requisitos definidos pela EUROTOX e Sociedades Nacionais de Toxicologia, e que obtenham aprovação para o efeito, são qualificados para utilizar o título de “European Registered Toxicologist” (ERT).

As candidaturas para o ERT estão abertas em contínuo a cientistas ou profissionais experientes na área da Toxicologia que sejam membros da SPF. A avaliação das candidaturas é feita semestralmente por um painel de avaliadores.

Os requisitos resumem-se da seguinte forma: um grau académico numa ciência ligada à toxicologia, formação teórica complementar, formação prática e especialização em toxicologia (no total  de pelo menos 5 anos), participação profissional ativa atual na área da Toxicologia. Requisitos estão descritos nas Diretrizes para Registo, Secções A, B e C.

Os candidatos à inscrição deverão ter demonstrado alto padrão de capacidade crítica e de comunicação, por exemplo, pela autoria de relatórios, avaliações e/ou artigos publicados.

Uma vez registados, a cada 5 anos, os toxicologistas devem reafirmar as suas credenciais de registo e documentar  a sua consciencialização e educação profissional contínua, bem como sua a atividade atual no assunto.

Os principais requisitos são ilustrados na figura mostrada abaixo.

 

Registration Guidelines & Requirements

 

Candidatura online AQUI

TOX-OER (Aprendizagem de Toxicologia através de Recursos Educacionais Abertos) é um projeto que visa desenvolver um Massive Open Online Course (MOOC) na área da Toxicologia.

TOX-OER (Learning Toxicology through Open Educational Resources) is a project, which aims to design and develop an international Massive Open Online Course (MOOC) on Toxicology.

TOX-OER aims to enhance digital integration in learning, teaching, training, and youth work at various levels by developing scientific, pedagogical, informative, and formative materials in Toxicology, in their specialized field.

TOX-OER MOOC platform is available online, in English, and translated into all partner-country languages.

TOX-OER, Learning Toxicology through Open Educational Resources is implemented in the framework of the Erasmus+ programme under the Action KA2 -Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices Strategic Partnerships for Higher Education-.

https://toxoer.com/

EVENTOS FUTUROS: