Sociedade Portuguesa de Farmacologia

Orgãos Sociais

 

Direção

Flávio Reis
Presidente 

FMUC
Universidade de Coimbra
 R. Larga 2, 3000-370 Coimbra

freis@fmed.uc.pt 

Flávio Reis (FR) é doutorado em Ciências Biomédicas (2006) pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), onde é Investigador Principal com Agregação e Líder do Grupo de Investigação “Therapeutics and nutraceuticals for chronic inflammatory diseases” sediado no Instituto de Farmacologia e Terapêutica Experimental e no Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da FMUC. É também o atual coordenador do Gabinete de Gestão de Investigação da FMUC, e membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra para o mandato 2024-2028.
Os seus principais interesses científicos estão direcionados para intervenções farmacológicas e nutracêuticas dirigidas a doenças crónicas inflamatórias, com destaque para as do foro cardiometabólico e renal, nomeadamente a diabetes e suas complicações vasculares. Tem empregue e desenvolvido inúmeros modelos animais de doença e está profundamente ligado ao bem-estar animal, sendo coordenador do Curso de Investigação Animal do Programa Doutoral em Ciências da Saúde da FMUC, membro de Órgãos Responsáveis pelo Bem-Estar
Animal (ORBEAs) e membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Ciências em Animais de Laboratório (SPCAL). FR foi Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Farmacologia (SPF) e da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) e é Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Hemorreologia e Microcirculação (SPHM).
FR é (co)autor de mais de 170 artigos completos publicados em revistas científicas internacionais e de 20 capítulos de livro, foi editor de 2 livros internacionais, para além de (co)autor de cerca de 70 trabalhos que receberam prémios de mérito científico. Orientou 20 teses de doutoramento e 50 de mestrado. É revisor regular de candidaturas a bolsas de doutoramento da FCT e de projetos de investigação de agências internacionais (incluindo do Reino Unido, França, Itália, Áustria e Suíça, entre outros países), e foi revisor de centenas de
artigos para inúmeras revistas científicas internacionais. Coordenou ou participou em dezenas de projetos de investigação com financiamento competitivo nacional e europeu, é co-inventor de uma patente aprovada na Europa e co-fundador da Spin-off RDefine, que está incubada no Instituto Pedro Nunes.
Flávio Reis está frequentemente envolvido em atividades de cocriação, divulgação e comunicação de ciência, bem como iniciativas e projetos de literacia em saúde e de promoção de estilos de vida saudáveis, dirigidos para diferentes públicos da sociedade civil.

Silvia Conde
Sílvia Conde
Vice-Presidente

NOVA Medical School
Universidade Nova de Lisboa
Rua Câmara Pestana 6, 1150-082 Lisboa

silvia.conde@nms.unl.pt

Sílvia V. Conde é doutorada em Farmacologia pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e em Biotecnologia pela Universidade de Valladolid (Espanha). Em 2022, obteve a Agregação em Ciências da Saúde, especialidade de Biomedicina na NMS.
Atualmente, é Professora Associada na NOVA Medical School (NMS), em Lisboa, onde leciona Farmacologia e Neurociências. Recentemente, assumiu também o cargo de Professora Distinguida Beatriz Galindo Sénior na Universidade de Valladolid, em Espanha.
Na NMS, lidera um grupo de investigação focado no campo do neurometabolismo,
explorando a fisiologia corpo-cérebro e as alterações fisiopatológicas que estão na
origem de doenças metabólicas como a obesidade e a diabetes tipo 2. A sua investigação nesta área resultou em duas patentes. Além disso, coordena o Biotério de Roedores e integra o Órgão de Bem-Estar Animal da instituição.
É responsável por vários projetos de investigação nacionais e participa em
consórcios europeus. Conta com mais de 80 publicações em revistas internacionais e diversos capítulos de livros, além de atuar como editora em várias revistas científicas internacionais.
Em 2009, recebeu a Medalha de Honra L’Oréal para as Mulheres na Ciência em Portugal e, desde então, o seu grupo de investigação foi distinguido com vários prémios científicos, incluindo da Sociedade Portuguesa de Diabetologia.

Maria T Cruz
Maria Teresa Cruz
Tesoureira

FFUC
Universidade de Coimbra
R. Larga 2, 3000-370 Coimbra

trosete@ff.uc.pt 

Maria Teresa Cruz (MT Cruz) é licenciada em Ciências Farmacêuticas (1991) pela
Universidade de Lisboa, mestre em Tecnologias do Medicamento (1996) e doutorada em Farmacologia (2004) pela Universidade de Coimbra. MT Cruz é Professora Associada com Agregação na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e
líder do grupo Imunometabolismo e Resposta ao Stresse no Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB) que investiga a interação entre metabolismo celular e resposta imune em inflamação e doenças neurodegenerativas, visando identificar alvos terapêuticos para modular a resposta imune e promover a homeostasia celular.  É European Registered Toxicologist (2018) e European Certified Pharmacologist (2024). Participou em 50 projetos financiados, liderando 22, incluindo
do 7.º Programa-Quadro da União Europeia, Johns Hopkins, Cosmetics Europe, Lierac, Society of Toxicology/Colgate Palmolive e Vichy. Co-autora de 7 patentes internacionais e 7 pedidos provisórios, publicou 213 artigos em revistas indexadas (Web of Science) e figura na lista World’s Top 2% Scientists (2022, 2023). MT Cruz avalia regularmente projetos de I&D para diversas instituições, incluindo ERA4Health, Netherlands Organisation for Scientific Research, Flanders Research Foundation, French National Research Agency e Alzheimer's Association Research Fellowship Program.
Supervisionou ou co- upervisionou 21 estudantes de doutoramento, 33 de mestrado e 3 de pós-doutoramento.

Assembleia Geral

Presidente: Maria José Diógenes
Secretário: Sofia Pereira
Vogal: Nuno Oliveira

 

Conselho Fiscal

Presidente: Sandra Vaz
Vogal: Maria Augusta Vieira-Coelho
Vogal: Bernardo Noronha Matos

Grupo de Jovens Farmacologistas

 
Nuno Aleman

Nuno Alemãn Serrano, MD

Coordenador

Nuno Aleman Serrano é Mestre em Medicina e Assistente Convidado de Farmacologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Os seus interesses de investigação consistem no estudo da interação entre a Farmacologia e as Neurociências.

Desenvolveu a sua tese de mestrado no Laboratório de Comunicações Neuronais e Sinaptopatias (Grupo Ana Sebastião) na equipa da Professora Doutora Maria José Diógenes
e do Professor Doutor Alexandre de Mendonça, no Instituto de Farmacologia e Neurociências (IFN) e Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM). Esta equipa multidisciplinar foca-se no estudo da desregulação da via de sinalização do BDNF e da sua implicação na Doença de Alzheimer, Epilepsia e Demência Frontotemporal.
Nuno tem um interesse especial em Sistemas de Saúde e nas suas políticas. Concluiu uma Pós-Graduação em Consultoria da Saúde e do Medicamento na Universidade Católica Portuguesa (UCP). É membro da Sociedade Portuguesa de Neurociências, da Federação das Sociedades Europeias de Neurociências (FENS), da Sociedade Portuguesa de Farmacologia e foi
nomeado representante de Portugal no Grupo de Jovens Investigadores da EPHAR, a Federação Europeia das Sociedades de Farmacologia.

 
 
Cátia Sousa

Cátia Sousa

Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, Universidade de Évora & Comprehensive

Health Research Center (CHRC)
catia.sousa@uevora.pt

 
Eliane Swely

Eliane Swely Sanches

Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research (iCBR), Faculdade de Medicina da

Universidade de Coimbra (FMUC)
swelysanches-94@hotmail.com

Luisa Teixeira

Luísa Teixeira Santos

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa

ats.luisa@gmail.com / luisa.santos@nms.unl.pt

Marisa Marques

Marisa Ferreira-Marques

Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) &

Centre for Innovative Biomedicine and Biotechnology (CIBB) Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC)
mfmarques@cnc.uc.pt