Desde 1968, para todos os farmacologistas de Portugal
O Laboratório de Farmacologia e Cuidados Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) vai acolher a 56ª Reunião da Sociedade Portuguesa de Farmacologia, 44ª Reunião de Farmacologia Clínica e 25ª Reunião de Toxicologia, de 4 a 6 de fevereiro de 2026.
A reunião irá decorrer nas instalações da Faculdade de Farmácia, situada no Polo III da Universidade de Coimbra.
A Direção da SPF e a Comissão Organizadora da Reunião solicitam que reserve desde já na sua agenda estes dias.
Oportunamente serão fornecidas informações adicionais.
O Departamento de Biomedicina-Unidade de Farmacologia e Terapêutica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto vai acolher a 55ª Reunião da Sociedade Portuguesa de Farmacologia, 43ª Reunião de Farmacologia Clínica e 24ª Reunião de Toxicologia de 5-7 de fevereiro de 2025.
A reunião irá decorrer no Centro de Investigação Médica da FMUP (CIM-FMUP), localizado na Rua Dr. Plácido da Costa, no Porto e terá início às 14h00 do dia 5 de fevereiro.
A Associação Europeia de Farmacologia Clínica e Terapêutica (EACPT) apresentará um Prémio de Realização de Vida e um Prémio Científico para a melhor publicação no seu Congresso em Roterdão, em junho de 2024. O vencedor de ambos os prémios será escolhido/votado pelo Conselho e Comité Executivo da EACPT, após indicações de membros do Conselho da EACPT e/ou das Sociedades Nacionais membros da EACPT. Mais informações sobre as chamadas oficiais em breve.
Mensagem do Presidente
Caros colegas e sócios da Sociedade Portuguesa de Farmacologia,
Tenho a grande honra de presidir à Direção da Sociedade Portuguesa de Farmacologia (SPF) eleita para o mandato 2025-2027. Agradeço a todos os que confiaram nesta Direção e em particular aos que me entusiasmaram a abraçar este desafio.
É com um sentimento de grande responsabilidade que assumo estas funções, cerca de 30 anos depois da primeira reunião anual da SPF na qual participei e onde apresentei o meu primeiro trabalho científico. Responsabilidade que resulta do desafio de garantir os elevados padrões de exigência e qualidade científica que caracterizam esta Sociedade, honrando assim os seus brilhantes fundadores e todos os que para ela têm ativamente contribuído ao longo deste mais de meio século de existência. Responsabilidade também para com os mais jovens, que estão a dar os seus primeiros passos na SPF, de lhes incutir o gosto pela farmacologia e pela toxicologia e o compromisso com a exigência, marcas indeléveis que os mestres que nos antecederam foram capazes de semear e cultivar em mim e nos colegas da SPF da minha geração. Expressar neste momento o agradecimento por esse testemunho, que desejamos transmitir aos nossos alunos e colaboradores, sabendo que os tempos são outros e novas abordagens podem (diria mesmo que devem) ser implementadas para atingir esse desiderato. Tudo faremos para o alcançar, sendo certo que este percurso é mais fácil de percorrer quando caminhamos sobre terra fértil, como é aquela que nos foi deixada pelas direções anteriores, a quem expresso uma palavra de agradecimento e muito apreço pela confiança e pelo trabalho realizado.
Um último bem-haja a todos os que aceitaram fazer parte dos órgãos sociais para o mandato 2025-2027, abraçando assim o desafio de mais ativamente continuar a servir a SPF.
Um forte abraço a todos!
Flávio Reis
A nossa Missão
A Sociedade Portuguesa de Farmacologia (SPF) é a sociedade científica que tem como objetivo o desenvolvimento e o progresso do conhecimento e da investigação em Farmacologia, entendida esta no seu sentido mais lato, e a difusão desse mesmo conhecimento.
Este objetivo realizar-se-á, nomeadamente, através da organização de reuniões científicas, do estímulo e formação de novos cientistas, do intercâmbio com sociedades científicas afins e da filiação nas associações internacionais da especialidade.
A SPF tem secções de Farmacologia Clínica e de Toxicologia, que se ocupam do desenvolvimento próprio dessas áreas.