Direção

Presidente: Félix Carvalho

Félix Carvalho é licenciado em Ciências Farmacêuticas, Doutorado em Toxicologia e Agregado em Ciências Químicas e Físico-Químicas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.
Atualmente é Professor Catedrático do Laboratório de Toxicologia e Presidente do Conselho Científico desta Faculdade e Vice-Diretor do Centro de Investigação UCIBIO (Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas).

Félix Carvalho é o Presidente da Sociedade Portuguesa de Farmacologia (2019-), sendo também Presidente-Eleito da EUROTOX (Associação dos Toxicologistas Europeus e das Sociedades Europeias de Toxicologia) (2018-). Pertence ao corpo editorial de várias revistas científicas internacionais e a comissões de avaliação de agências de medicamentos a nível nacional e internacional.

A sua principal área de investigação é a Toxicologia, com um interesse especial na avaliaçãodos mecanismos de toxicidade de xenobióticos e desenvolvimento de antídotos. Durante os últimos 28 anos, Félix Carvalho foi co-autor de cerca de 320 artigos científicos e capítulos de livros e co-editor dos livros “Toxicologia Forense“ e "Toxicologia Fundamental.

Mais informação em

https://sigarra.up.pt/ffup/pt/func_geral.formview?p_codigo=213232
https://orcid.org/0000-0003-3858-3494

Contacto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Vice-Presidente: Maria José Diógenes

Maria José Diógenes é licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Mestre em Neurociências pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), doutorada em Ciências Biomédicas, especialidade de Neurociências, pela FMUL e Agregada na área de Medicina, especialidade de Farmacologia na FMUL.

É Professora Auxiliar com Agregação da FMUL (vencedora do concurso para Professor Associado de Farmacologia e Terapêutica Geral da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) e Investigadora do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes da Universidade
de Lisboa. É membro efetivo do Conselho Pedagógico da FMUL, Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Farmacologia e vogal do conselho fiscal da Associação para a Investigação e o Desenvolvimento da FMUL. Em janeiro de 2017 foi nomeada membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED.

Coordena vários projetos de investigação com financiamento Nacional e Internacional.

Orientou dezoito teses de mestrado e uma de doutoramento. Neste momento é orientadora de 5 projetos de doutoramento e de 4 de Mestrado.
Maria José Diógenes é autora de várias publicações incluindo artigos em revistas internacionais e dois capítulo de livros.

Vencedora do Prémio Santa Casa Mantero Belard 2017.


 


Tesoureiro:Fernando Remião

Fernando Remião é licenciado em Ciências Farmacêuticas, Doutorado em Toxicologia e Agregado em Toxicologia pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).
Atualmente é Professor Associado com Agregação do Laboratório de Toxicologia, Diretor do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas desta Faculdade e Investigador Sénior do Centro de Investigação UCIBIO (Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas).
É  membro do Conselho Científico da FFUP, membro cooptado do Conselho Científico da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto e membro da Comissão Científica do Mestrado em Toxicologia Analítica, Clínica e Forense da FFUP. É editor Associado do
“Journal of Toxicology and Applied Pharmacology”, é membro integrante de vários projetos Erasmus+ e é membro de Comités Científicos de conferências na área pedagógica, nomeadamente do Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES).

A sua principal área de investigação é a Toxicologia, com um interesse especial no estudo da toxicocinética dos xenobióticos e na avaliação dos mecanismos de toxicidade dos mesmos. É co-autor de cerca de 120 artigos científicos e de capítulos dos livros “Toxicologia Forense“ e
"Toxicologia Fundamental.

Mais informação em

https://sigarra.up.pt/ffup/pt/func_geral.formview?p_codigo=232895
https://orcid.org/0000-0003-1382-5119

Contacto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Assembleia Geral

Presidente: Cláudia Cavadas (FFUC)
Secretário: Flávio Reis (FMUC)
Vogal: Alexandrina Mendes (FFUC)

Conselho Fiscal

Presidente: Joana Miranda (FFUL)
Vogal: Sílvia Conde (UNL)
Vogal: Laura Oliveira (ICBAS)